cursor

GIRLSPT.COM - Cursores Animados
relojes web gratis

Atividades do Curso

Gente!
Estou fazendo um curso no NTM de Cachoeira do Sul. Minha professora, Mariá Silveira,  hiper competente, não está dando moleza para nós.
Temos algumas tarefas, as quais temos que publicar no blog. E para ficar organizadinho, criei esta página. E aqui, somente aqui, as publicarei.
         Quem tiver interesse. Fique a vontade!





TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
MEU DIÁRIO DE BORDO

A sociedade se caracteriza pela rapidez e abrangência de informações. E consequentemente, requer um novo perfil, o que coloca para a escola novos desafios. Mais do que nunca nos deparamos com situações que demandam o uso de novas tecnologias. Com isto em novas formas de letramento ou alfabetização.
E neste cenário de mudanças há de se pensar e rever o papel do professor. O professor além de dominar o conteúdo, tem que entender os processos de aprendizagem, ensinar criando condições que favoreçam a aprendizagem do aluno; conhecer e saber usar as tecnologias disponíveis e entender as implicações do uso das tecnologias e mídias no processo de ensino-aprendizagem.
Diante de tanta inovação, com tantos avanços, podemos dizer que além de professores somos aprendiz. A aprendizagem é um atividade contínua, estendendo-se ao longo da vida.
O uso da tecnologia na educação requer, sem dúvida um olhar mais abrangente. É necessário novas formas de ensinar, aprender e desenvolver o currículo condizente com a sociedade tecnológica.
A melhor forma de ensinar é a que propicia aos alunos o desenvolvimento da capacidade de ler e interpretar o mundo, levando o aluno a concretizar a aprendizagem de forma significativa e com sentido.
Para que a tecnologia seja utilizada de forma integrada, na prática pedagógica do professor e no desenvolvimento do currículo é necessário que o professor a compreenda. Que ele saiba operacionalizar os recursos tecnológicos disponíveis, e conheça as potencialidades pedagógicas envolvidas nas diferentes tecnologias.
Para que a aprendizagem seja significativa o aluno precisa encontrar o sentido naquilo que está aprendendo. O professor precisa criar situações para que isto aconteça. Um exemplo de situação de aprendizagem que potencializa a aprendizagem significativa é o trabalho por meio de projetos. Isto favorece ao aluno, aprender fazendo, reconhecer sua própria autoria naquilo que está produzindo; potencializa a interdisciplinaridade, pois rompe as fronteiras disciplinares e ainda favorece a integração das diferentes tecnologias e mídias.
MAPAS CONCEITUAIS é uma técnica muito útil para verificar a aprendizagem do aluno. São ferramentas gráficas visando a organizar e representar o conhecimento. Em palavras simples, um resumo apresentado em gráfico.

WEBQUEST A WebQuest é uma página na internet, feita pelo professor, que apresenta aos alunos uma tarefa a ser cumprida com base no conteúdo trabalhado durante as aulas. O objetivo é aproximá-lo da realidade dos estudantes. Eles desenvolvem pesquisas sobre determinado assunto em web sites selecionados pelo professor. A estrutura de uma WebQuest divide-se em (1) introdução, (2) tarefa, (3) processo, (4) recursos e (5) avaliação.